Religião

Depressão tem cura?

Depressão não é simplesmente tristeza ou melancolia momentânea (que todos nós sentimos) ou um temperamento melancólico que alguns possuem. Depressão é uma patologia que afeta, sim, as nossas emoções e pensamentos com tristeza profunda, mas que é diagnosticada inclusive com alterações químicas do cérebro. Por isso, em certos casos, é tratada por profissionais da área (psicólogos, psiquiatras), que Deus usa como Seus instrumentos para cura. A ciência não é inimiga de Deus, antes, é um braço de Deus, uma expressão da sabedoria dEle para o bem do homem:

Tiago 1:17 – “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes”. – A medicina e seus profissionais são dádivas de Deus.

Marcos 2:17 – “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes” – O próprio Jesus enfatizou a importância dos médicos para os doentes.

Todavia, como toda e qualquer enfermidade, Jesus tem poder para curar:

João 8:32 – “E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”. – O Espírito Santo opera em nós o poder de Deus que nos liberta e nos cura da depressão. Não existe doença física, mental, emocional ou espiritual que o Senhor não possa curar.

João 16:33 – “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” – A depressão, assim como todos os males que nos afligem, fazem parte do mundo em que vivemos. Mas, assim como Jesus venceu, nós também venceremos.

Todavia, o texto afirma que precisamos ter ânimo. Ânimo não é obra divina, mas sim uma atitude nossa. Deus tem sua parte a fazer para que vençamos a depressão (e Ele faz). Mas há ações que são responsabilidades nossa. Vamos ver a história de Elias, um homem de Deus que enfrentou depressão e venceu, e observaremos a obra de Deus e as atitudes do profeta para vencer.

1 Reis 19:1-4 – “Ora, Acabe contou a Jezabel tudo o que Elias tinha feito e como havia matado todos aqueles profetas à espada. Por isso Jezabel mandou um mensageiro a Elias para dizer-lhe: “Que os deuses me castiguem com todo o rigor, caso amanhã nesta hora eu não faça com a sua vida o que você fez com a deles”. Elias teve medo e fugiu para salvar a vida. Em Berseba de Judá ele deixou o seu servo e entrou no deserto, caminhando um dia. Chegou a um pé de giesta, sentou-se debaixo dele e orou, pedindo a morte. “Já tive o bastante, Senhor. Tira a minha vida; não sou melhor do que os meus antepassados”

Elias é considerado, por muitos, o maior de todos os profetas. Sua intimidade com Deus e sua autoridade espiritual era tanta que ele movia os poderes da natureza: fez vir seca sobre a terra por 3 anos e meio; fez chover; fez cair fogo do céu. Além disso, enfrentou 450 profetas de Baal e os matou (1 Rs 18:38-40).

Porém, depois de tudo isso, Elias teve medo da ameaça de Jezabel. Essa mulher, esposa do rei Acabe, representava uma potestade maligna que estava indignada diante da vitória do Senhor por meio de Elias. Quando vencemos uma batalha o inimigo sempre se enfurece e vem contra nós com contra-ataques. E se não vigiarmos e nos deixarmos abater diante das suas ameaças, podemos, como Elias, ser dominados pelo medo e cairmos em depressão.

A depressão geralmente começa com uma ameaça, um pensamento ou um sentimento ruim que não rechaçamos e permitimos que tome nossa alma. Ela rouba nossa auto-estima, nossa força física e emocional e até mesmo nossa vontade de viver. Mas Deus tem cura para a depressão.

Botão Voltar ao topo