Notícias
Conclave entra no segundo dia de votação para eleger novo papa

O debate que define o novo chefe da Igreja Católica continua nesta quinta-feira (8) na Capela Sistina, em Roma. Após uma primeira rodada de votações que terminou sem consenso, os cardeais eleitores retomam as sessões que podem indicar o sucessor do papa Francisco, que morreu em 21 de abril após sofrer um acidente vascular cerebral e uma falência cardíaca.
O sinal que ecoou do Vaticano ontem foi negativo: a fumaça preta subiu pelas chaminés da Capela Sistina após mais de três horas de deliberação, indicando que nenhum dos 133 cardeais obteve os votos necessários para assumir o posto.
A partir de agora, os fiéis e curiosos que acompanham o conclave ao redor do mundo poderão observar até duas emissões de fumaça por dia. Pela manhã, há possibilidade de sinalização por volta das 10h30 (5h30 no horário de Brasília) ou ao meio-dia (7h em Brasília). À tarde, as liberações podem ocorrer às 17h30 (12h30 em Brasília) ou por volta das 19h (14h em Brasília), caso alguma decisão seja alcançada.
Se o impasse se mantiver até o quarto dia de conclave, o protocolo prevê uma interrupção temporária para que os cardeais reflitam, orem e dialoguem informalmente. Essa é uma estratégia histórica para encurtar as distâncias entre diferentes correntes da Igreja.