Aparecida de GoiâniaMeio Ambiente

Semma e Ibama articulam ações para proteção da Serra da Areia

Órgãos ambientais buscam desenvolver ações conjuntas de conservação, preservação, recuperação e fiscalização ambiental

As equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (SEMMA) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Goiás realizaram, na manhã desta quarta-feira, dia 28, uma visita à Área de Proteção Ambiental Serra da Areia, abrangendo as regiões dos bairros Comendador Walmor e Jardim Riviera.

A iniciativa teve como propósito estabelecer ações colaborativas para a conservação e preservação da reserva, incluindo o atendimento a animais silvestres, a capacitação de uma brigada de incêndio, a fiscalização para coibir crimes ambientais, bem como medidas para a recuperação de nascentes por meio do plantio de espécies nativas e a implementação de um projeto de agrofloresta em uma área pública degradada.

À frente dessa ação estavam a Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Valéria Pettersen, e o Superintendente do IBAMA-Goiás, Nelson Galvão. Participaram também o Superintendente de Proteção e Defesa Civil, Sebastião Sousa, a Coordenadora de Educação Ambiental, Kamilla Giacomet, e o Secretário da Agência Municipal de Meio Ambiente de Senador Canedo, Aclan Santos.

“O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) manifestará cooperação e fornecerá treinamento à nossa equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida (SEMMA) para a expansão de nossas atividades relacionadas à conservação, preservação e fiscalização. Adicionalmente, será promovida a capacitação de membros da comunidade para a formação de uma brigada de incêndio, e estabeleceremos parcerias com os proprietários de chácaras na região da Serra da Areia, a fim de ampliar as iniciativas de proteção, valorização e preservação do bioma Cerrado”, declarou Valéria Pettersen.

O Superintendente do Ibama em Goiás, Nelson Galvão, afirmou: “Esta área de proteção ambiental é de grande importância para a população do município. Ela é responsável pelo abastecimento de água de 40 bairros de Aparecida. O Ibama contribuirá de maneira técnica para que a Serra da Areia recupere uma recarga mais substancial do lençol freático, promovendo a proteção e preservação do bioma Cerrado. Hoje, nos deparamos com evidências de degradação e é imperativo agirmos de forma colaborativa para evitar a perda da biodiversidade nesta região”, destacou.

Apa Serra da Areia

A Serra da Areia, localizada em Aparecida de Goiânia, destaca-se por sua rica diversidade no bioma do Cerrado, abrigando diversas espécies da fauna, vegetação nativa, nascentes e cursos d’água, sendo considerada um dos maiores patrimônios ambientais da região Centro-Oeste. A reserva possui uma área total de 59,66 km² e engloba 136 propriedades privadas, cujos proprietários têm a responsabilidade legal de preservar a fauna, flora e os recursos naturais, conforme estipulado pela legislação.

A legislação impõe a obrigação aos proprietários de terras de proteger e conservar a área, restringindo e disciplinando seu uso de maneira sustentável. Nesse contexto, o Poder Público assume a responsabilidade de fiscalizar e promover ações de conservação, com a participação dos entes federados, setor produtivo e sociedade civil, sempre primando pelos interesses coletivos e respeitando os direitos das propriedades privadas. A Serra da Areia foi designada como Área de Proteção Ambiental (APA) por meio da Lei Municipal 3.275, de 21 de julho de 2015, sob a gestão do então prefeito Maguito Vilela. Tal designação está embasada na Lei Federal nº 9.985/2000, que regulamenta o Sistema Nacional das Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

 
Práticas ilegais
Apesar de a propriedade da Serra da Areia ser de natureza privada, lamentavelmente, o local tem sido alvo de práticas irregulares e indiscriminadas, manifestando-se em crimes ambientais. Dentre essas ações ilícitas, incluem-se atividades esportivas vedadas por legislação, como acampamentos, motocross, ciclismo, prática de trilhas, caça e pesca, entre outras. Adicionalmente, verifica-se o descarte inadequado de resíduos sólidos e entulho, além de ocorrências de incêndios.
Denúncias e fiscalizações
A Central de Atendimento da Semma funciona 24h, todos os dias da semana, e pode ser acionada pelos telefones 3238-7216, 3238-7217 ou via mensagem de texto para o WhatsApp 984591661. Para situações de risco, a população pode acionar a Defesa Civil Municipal pelo telefone 3545-6041 ou via WatsApp 98471-5300. Em caso de foco de incêndio, acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo