Notícias

Férias escolares exigem cuidados redobrados com intoxicação infantil

Com as crianças em casa, devido ao período de férias escolares, pais e responsáveis precisam redobrar os cuidados para prevenir casos de intoxicação, seja por medicamentos ou por outras substâncias tóxicas no ambiente doméstico. O alerta é do Governo de Goiás, que divulgou nesta terça-feira (2/1) dados do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Goiás da Secretaria da Saúde (Ciatox), que revelam que foram registrados 3.983 casos de intoxicação do tipo entre os anos de 2021 e 2023.

O medicamento é o agente de intoxicação mais comum entre crianças e adolescentes, seguido de produtos de uso domiciliar, raticida e substâncias químicas. A maior parte das intoxicações medicamentosas ocorre acidentalmente, principalmente por ingestão. Em 2021 foram 612 ocorrências. O número saltou para 699 em 2022 e em 2023 são 674 casos registrados no sistema. O risco é ainda maior quando se trata de crianças de 1 a 4 anos.
No mesmo período, foram registrados ainda 525 acidentes envolvendo produtos de uso domiciliar, como detergentes, desinfetantes e alvejantes, 198 casos de intoxicação por raticidas e 141 com produtos químicos. Outros itens que podem ser perigosos são agrotóxicos, plantas tóxicas, cosméticos, alimentos e bebidas.
A chave para evitar intoxicações é garantir que substâncias tóxicas guardadas em casa sejam mantidas sob controle”, orienta médico plantonista do Ciatox, Paulo Adriano de Queiroz Barreto. “Por exemplo, identificar remédios de uso contínuo, até mesmo os usados esporadicamente, não esquecendo de verificar a data de vencimento dos mesmos, assim como produtos de limpeza e outros produtos que podem fazer mal”, acrescenta.
“Após o uso de qualquer produto potencialmente tóxico, deve-se guardá-los em lugares seguros e fora do alcance de crianças e animais domésticos”, conclui. Segundo o profissional, os sintomas de intoxicação podem incluir confusão mental e alterações no comportamento e sono.
Sempre que houver acidente, é necessário buscar assistência médica imediatamente e entrar em contato com Ciatox. Uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e médicos veterinários, entre outros, atua em regime de plantão 24 horas por dia, inclusive em feriados e fins de semana. O contato telefônico pode ser feito pelo número: 0800 646 4350.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo