Aparecida de Goiânia

Audiência Pública debate uso de celulares em salas de aula em Aparecida de Goiânia

Reunião foi proposta pelo vereador Fábio Ideal

Em audiência pública realizada na tarde de ontem, 7, na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, autoridades, educadores e membros do Conselho Municipal de Educação debateram sobre a regulamentação do uso de celulares em salas de aula.

O encontro, convocado pelo vereador Fábio Ideal, visou discutir os impactos do uso de dispositivos móveis no ambiente educacional, uma questão levantada pelo Conselho Municipal de Educação.

Durante o evento, foram apresentados diversos pontos de vista sobre como o uso de celulares afeta o processo de aprendizagem dos estudantes. O presidente do Conselho Nacional de Educação, Marcos Perpétuo, destacou o desafio que o celular representa para a educação, citando problemas como distração em sala de aula, declínio no desempenho acadêmico e questões de saúde mental, incluindo ansiedade e depressão entre os jovens.

A discussão abordou tanto os aspectos negativos quanto os potenciais benefícios educacionais dos dispositivos. Enquanto alguns defendem uma proibição total ou parcial do uso de celulares em ambientes de aprendizado, outros argumentam a favor de um uso regulamentado que aproveite o potencial pedagógico dessa tecnologia.

Especialistas como o Dr. Fernando alertaram para os riscos associados ao uso excessivo de celulares por crianças, relacionando-os a uma variedade de problemas de saúde. Por outro lado, a Diretora Escolar, Kime Hirata e outros participantes, enfatizaram a importância de estabelecer normas claras e a conscientização sobre o uso responsável de celulares, tanto em casa quanto nas escolas.

A audiência pública terminou com um consenso sobre a necessidade de desenvolver uma regulamentação equilibrada que permita o uso de celulares como ferramentas pedagógicas, ao mesmo tempo em que protege os estudantes dos potenciais prejuízos. As autoridades presentes comprometeram-se a trabalhar juntas para formular diretrizes que atendam às necessidades educacionais dos estudantes de Aparecida de Goiânia, levando em consideração as opiniões dos pais, educadores e especialistas em saúde.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo