Notícias

Prefeitura de Aparecida capacita profissionais para conduzir motolâncias do SAMU

Curso intensivo ministrado pelo Corpo de Bombeiros habilita equipe para agir com rapidez em situações de emergência

Na corrida contra o tempo para salvar vidas, as motos podem ser cruciais, já que sobre duas rodas é mais rápido circular pelos centros urbanos. Com esse objetivo, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) está capacitando profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para a condução de motolâncias, motocicletas equipadas para atendimento emergencial de saúde.

O curso, ministrado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, teve início nesta segunda-feira, 22 de abril, e se estende até o final da semana. Amanhã, dia 23, às 8 horas, serão realizadas as primeiras aulas práticas no estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia. A meta é capacitar 13 profissionais de enfermagem e medicina do SAMU de Aparecida na pilotagem de motolâncias. Se aprovados, eles deverão complementar as equipes de socorro do município.

Nesta segunda, 22, os profissionais de saúde já começaram a participar das aulas teóricas

Saúde sobre duas rodas

“As motolâncias, como são chamadas as motocicletas do SAMU, são ferramentas essenciais para garantir um atendimento mais rápido e eficaz em áreas com alto índice de congestionamento e de difícil acesso. Elas permitem que os profissionais de saúde cheguem ao local da ocorrência com mais agilidade, prestando os primeiros socorros e estabilizando o paciente até a chegada da ambulância tradicional”, enfatiza o Secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

O gestor lembra que dados do Ministério da Saúde comprovam a relevância das motolâncias: “em média, o tempo de resposta para o socorro via motolância é 50% menor do que com a ambulância tradicional. Essa agilidade pode fazer a diferença crucial em casos como parada cardíaca, quando cada segundo é vital para a sobrevivência do paciente”.

Dobrando a capacidade de atendimento

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, explica que o curso ministrado pelo Corpo de Bombeiros deve duplicar o número de profissionais de saúde da rede aptos a conduzirem as motolâncias do SAMU: “Atualmente, nossa cidade conta com quatro motocicletas desse tipo em operação, atendendo a diversas urgências. A expectativa é que a ampliação da equipe permita um alcance ainda maior e um atendimento ainda mais rápido e eficaz à população”.

Capacitação rigorosa

A diretora do SAMU de Aparecida, Danielly Silvestre, explica que para integrar o grupo de motociclistas do órgão, os profissionais de saúde devem satisfazer critérios adotados nacionalmente, definidos em portaria do Ministério da Saúde, como possuir habilitação para motocicletas há pelo menos dois anos e ter formação específica. “O curso intensivo do Corpo de Bombeiros, ministrado por instrutores experientes, aborda técnicas avançadas de pilotagem em situações de emergência. Nossos profissionais estão animados com a capacitação. Sabem que é necessário ter coragem, vontade e empenho e que o resultado é gratificante”, afirma.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo