Aparecida de Goiânia

Aparecida recebe reconhecimento da FIA por investir em mobilidade

Federação Internacional do Automóvel (FIA) reconhece investimentos em mobilidade urbana e homenageia Aparecida de Goiânia. Obras estruturantes foram importantes para gerar desenvolvimento socioeconômico

A cidade de Aparecida de Goiânia recebeu reconhecimento da Federação Internacional do Automóvel (FIA) por seus investimentos em projetos de mobilidade urbana. O prêmio FIA Americas Awards 2024 tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento e a acessibilidade no âmbito global da mobilidade.

A cerimônia de premiação, ocorrida na Cidade do Panamá em 3 de fevereiro, contou com a presença do secretário municipal de Indústria e Comércio, Felismar Martins, e do presidente da Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia, Max Coelho.

Os 10 eixos estruturantes que conectam as macrorregiões de Norte a Sul e de Leste a Oeste destacam-se no programa de mobilidade do município. Esses eixos visam potencializar a fluidez, facilitar o deslocamento e promover uma melhor urbanização. Em setembro de 2022, o prefeito Vilmar Mariano inaugurou o Eixo Leste-Oeste 1, e a prefeitura está atualmente empenhada na execução das obras do eixo que interliga o Setor Madre Germana ao Jardim Tiradentes.

“A infraestrutura representa um dos principais desafios enfrentados pelas grandes cidades, e receber este prêmio da FIA é um reconhecimento de que Aparecida está abordando de maneira estratégica a questão da mobilidade. O desafio foi iniciado durante a gestão de Maguito, seguido por Gustavo Mendanha, e minha administração está dando continuidade a esse trabalho. Estamos comprometidos com a implementação de vários projetos, incluindo eixos, obras de saneamento e pontes que ainda serão realizadas”, declarou o prefeito Vilmar Mariano.

O secretário Felismar, que representou o prefeito durante a cerimônia de premiação, salientou que o reconhecimento da FIA evidencia os investimentos da Prefeitura de Aparecida na implementação de soluções urbanas e de mobilidade. “A cidade está aprimorando sua infraestrutura viária, introduzindo novos eixos estruturantes, e impulsionando seu desenvolvimento socioeconômico. Isso comprova que o município está comprometido com a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”, afirmou.

Max Coelho, presidente da Aciag, destacou as potencialidades de Aparecida em termos de mobilidade e atração de investimentos internacionais. “Essa premiação representa um marco histórico para nossa cidade e para a Aciag, que também foi reconhecida por seus esforços em apoiar, incentivar e promover boas práticas na gestão e nos negócios automobilísticos. Além disso, realizamos uma missão comercial no México para explorar uma indústria de automóveis elétricos e avaliar a possibilidade de trazer a fábrica para Aparecida”, declarou.

Plano Global

O município formalizou seu apoio ao Plano Global de Mobilidade Inteligente e Segura, para todos e para toda a vida, estabelecendo parceria com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação Vocacional, em colaboração com a FIA e o Automóvel Clube Brasileiro. Este plano delineia diretrizes e metas para aprimorar a mobilidade urbana em escala global.

“Através dessa colaboração, fica evidente o compromisso de Aparecida de Goiânia em adotar práticas inovadoras e sustentáveis no planejamento e na gestão do trânsito e transporte na cidade. O município se coloca na vanguarda das iniciativas de mobilidade, visando a construção de um futuro mais seguro e acessível para todos”, ressaltou o vice-presidente da ACBr Automóvel Clube Brasileiro, Humberto Kennedy.

Na China

Uma delegação composta por representantes de Aparecida e do estado de Goiás realizou uma visita à China em junho do ano passado, com o propósito de explorar parcerias e atrair investimentos. Durante a estadia, foram realizadas reuniões na Província de Henan com diretores de empresas especializadas em infraestrutura e engenharia no setor habitacional. O grupo demonstrou um compromisso integral na promoção do comércio internacional, na busca por novas oportunidades de cooperação e na apresentação das potencialidades de Aparecida de Goiânia.

A delegação manteve encontros com dirigentes da China Railway Group Limited (Crec4), uma empresa notória por suas grandiosas obras de engenharia e renomada no setor habitacional. Posteriormente, os representantes foram recebidos pela diretoria da China Communications Construction Company (CCCC), uma empresa estatal especializada na construção de instalações de infraestrutura.

“Nosso município, com sua sólida vocação econômica, possui vastas oportunidades a oferecer. Estamos experimentando um crescimento abrangente, consolidando Aparecida como um destacado polo de investimentos a cada dia. O estabelecimento de relações internacionais é de extrema importância para o progresso de nossa cidade”, ressalta Luiz Maronezi, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Aparecida de Goiânia (Codap).

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo