GovernoNacionalPolítica

Lava Jato faz 10 anos e Deltan vai ao ‘tríplex do Lula’: “STF abraçou impunidade”

Na frente do prédio Edifício Solaris, que abriga o tríplex no 16º andar, Deltan diz que a Lava Jato 'colocou medo em políticos corruptos pela primeira vez na história', mas que hoje 'eles não tem mais medo de serem presos porque o STF decidiu abraçar a impunidade que impera no País'

Tendo como referência o aniversário da Operação Lava Jato, que completa uma década em março, o ex-deputado e ex-procurador Deltan Dallagnol dirigiu-se à frente do tríplex do Guarujá, peça central na primeira condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato, posteriormente anulada, para tecer críticas ao líder petista e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Diante do Edifício Solaris, que abriga o tríplex no 16º andar, Deltan afirmou que a Lava Jato “instilou o temor nos políticos corruptos pela primeira vez na história”, mas que atualmente “eles não mais temem serem detidos, pois o STF optou por abraçar a impunidade que impera no País”.

As declarações foram registradas em um vídeo divulgado por Deltan no Twitter. “Lula afirma ter sido condenado sem provas. O tríplex evidencia o oposto. O lugar do corrupto é na prisão, não na presidência. Concorda?”, questionou o ex-procurador ao compartilhar o conteúdo.

A filmagem foi realizada ao lado de Guiherme Kilter, identificado nas redes sociais como ‘empresário no marketing político’. Após a manifestação de Deltan, Kilter se dirigiu a Lula como ex-presidiário, alegando que a reforma no tríplex é uma evidência substancial. O vídeo também inclui o ex-chefe da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba mencionando que a questão do tríplex lhe custou mais de R$ 100 mil em multas, referindo-se à indenização de R$ 75 mil decorrente do uso do powerpoint na coletiva de imprensa que anunciou a denúncia contra Lula no caso do tríplex. O ex-procurador salientou que as doações via PIX auxiliaram no pagamento da multa.

Em seguida, Deltan mencionou o presidente e destacou que o tríplex não gerou benefícios para o petista. A condenação de Lula no caso do tríplex resultou em sua prisão por 580 dias. O ex-procurador argumenta que houve condenação por corrupção e lavagem de dinheiro em três instâncias, mas o STF anulou a decisão.

O caso do tríplex marcou a primeira condenação de Lula na Operação Lava Jato, sob a condução do então juiz Sérgio Moro, que impôs uma pena de nove anos e seis meses de prisão. A prisão foi decretada em 2018 e mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que aumentou a pena para 12 anos e 1 mês. O Superior Tribunal de Justiça manteve a decisão, mas reduziu a pena para 8 anos, dez meses e vinte dias. Não em decorrência da anulação do processo, Lula foi libertado após o STF abolir a prisão após condenação em segunda instância.

Em 2021, o STF declarou a suspeição de Sérgio Moro, reconhecendo sua parcialidade nos processos contra Lula. Isso resultou na anulação das decisões proferidas por Moro, levando os processos de volta à estaca zero e, posteriormente, ao arquivamento devido à prescrição das imputações.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo