Aparecida de Goiânia

Vilmar sanciona lei que incentiva implantação do novo polo industrial

Durante solenidade de assinatura, prefeito ressaltou trabalho realizado em conjunto pela prefeitura, governo do estado e Câmara Municipal

Aparecida de Goiânia avançou mais um passo para implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot). Na manhã desta quarta-feira,30, o prefeito Vilmar Mariano sancionou o Projeto de Lei 3.732/2023, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, que concede isenção do Imposto Territorial Urbano (ITU) e Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) à Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado de Goiás (Codego) para implantação do Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot). A solenidade de assinatura foi realizada a sala de reuniões do gabinete do prefeito na Cidade Administrativa Maguito Vilela.

Os impostos voltarão a ser recolhidos pela administração municipal quando a Codego repassar os lotes do empreendimento para as empresas que serão instaladas no novo polo.  O prazo de isenção, conforme a lei sancionada, é de até oito anos.

Deputado estadual Veter Martins , Pedro Salles e Francisco Júnior participaram da solenidade (Foto: Wigor Vieira)

O ato incentiva a construção do parque industrial que, de acordo com projeções do Governo de Goiás e da Prefeitura de Aparecida de Goiânia, irá gerar cerca de 30 mil empregos direitos e indiretos.

“Hoje, é mais um dia emblemático para todos nós. A Câmara Municipal, a prefeitura e o governo estadual estão fazendo a diferença em nossa cidade com trabalho em conjunto. O novo polo chega para gerar emprego e renda em nosso município e mais que isso mostra também a presença do Estado de Goiás em nossa cidade”, afirmou o prefeito Vilmar.

Cerca de 300 empresas irão ocupar área de mais de 2 milhões de metros quadrados onde funcionava o semiaberto (Foto: Jhonney Macena/Arquivo)

O Dianot será implantado em uma área de 2,1 milhões de metros quadrados e terá 359 lotes, onde funcionava a Colônia do Regime Semiaberto do Complexo Prisional. Com isso, cerca de 300 novas empresas poderão ser implantadas na cidade. O presidente da Codego, Francisco Júnior, também reconhece a disposição das duas administrações como fundamental para execução do projeto.

“O distrito é muito importante para o estado inteiro e só aconteceu pelo esforço conjunto do governo, da prefeitura e da Câmara Municipal. A retira do semiaberto para melhor aproveitar aquela região era um desejo antigo de todos”, afirmou.

Secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Salles, pontuou que cronograma de trabalho segue com avanços em outras áreas (Foto: Canal da Cidadania)

Francisco Júnior antecipou ainda que a implantação do Dianot servirá de modelo para as demais cidades goianas. “Precisamos modernizar a implantação e a gestão dos distritos industriais em Goiás. Hoje, temos 27 e todos eles enfrentam algum tipo de problema. Nossa intenção é fazer do Dianot esse modelo. Para isso, estamos observando distritos no Brasil inteiro e buscando modelos de implantação, de gestão e novas tecnologias empregadas”.

Secretário estadual de Infraestrutura, Pedro Salles, destaca que o cronograma para criação do Dianot segue avançando. “Hoje, é um dia simbólico com a assinatura da lei que mostra toda disposição e capacidade da prefeitura para que esse momento se tornasse realidade. Agora, já estamos trabalhando no edital que vai colocar as regras para ocupação das áreas para e vamos intensificar o trabalho para, conforme o prefeito nos desafiou, começar a receber as empresas já no final de 2024 ou início de 2025”.

Presidente da Codego, Francisco Júnior, acredita que Dianot será modelo para implantação de outros polos (Foto: Canal da Cidadania)

Representaram a Câmara Municipal durante o ato de assinatura da lei, os vereadores Camila Rosa, Hans Miller e Isaac Martins. “O projeto foi enviado e nós do Poder Legislativo sabemos da importância de gerar mais 359 indústrias em uma área onde não tinha capacidade e vista holística para essa produção. Mais uma vez, a Câmara Municipal cumpriu seu papel e eu me sinto muito feliz em participar desta história que, com certeza, representa um avanço para Aparecida de Goiânia.

O deputado estadual Veter Martins também prestigiou a solenidade e ressaltou a importância do empreendimento para cidade. “Representa muito porque tiramos um presídio daquela área e estamos trazendo centenas de empresas que vão dar emprego para nossa gente querida”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo