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Conheça o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, que será emitido em todos os Estados

A Carteira de Identidade Nacional, novo modelo do documento básico de identificação dos brasileiros, passará a ser oferecido por todos os Estados brasileiros a partir da próxima segunda-feira (6/11). A primeira via e a renovação do documento são gratuitas e, em Goiás, a emissão será intensificada já na próxima semana. Quem perder e precisar tirar a segunda via, no entanto, terá que pagar uma taxa estipulada por cada região. O novo documento terá versões em papel e no modelo digital, como já acontece com a Carteira Nacional de Habilitação.

 

Quem perder essa primeiro prazo não precisa se preocupar, já que o modelo antigo é válido até 28 de fevereiro de 2032. Uma mudança, no entanto, deve ser observada com cautela. O Registro Geral (RG) tinha um número próprio e podia ser emitido em qualquer Estado brasileiro ou no Distrito Federal, de forma que a mesma pessoa podia ter 27 documentos diferentes, cada qual com um número. O novo modelo não tem número próprio – usa o CPF para identificar o dono -, tem apenas um campo para nome, sem distinção entre nome de registro civil e nome social, e não indica o sexo da pessoa. Ele tem um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi furtado ou extraviado.

 

O documento conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, também usado em passaportes e que o torna um documento de viagem.

 

A validade da nova carteira varia conforme a idade do titular: para pessoas de até 11 anos e 364 dias, tem validade de cinco anos; para pessoas de 12 a 59 anos e 364 dias, dez anos, e para maiores de 60 anos a validade é indeterminada. Por enquanto, segundo o governo federal, 12 Estados já estão emitindo a nova carteira de identidade: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Na próxima semana, 10 Estados e o Distrito Federal passarão a emitir apenas o novo modelo, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catariana e o Distrito Federal.

 

Os outros 16 Estados, como São Paulo, devem emitir os dois modelos por enquanto. Em nota, a secretaria de Segurança Pública de São Paulo confirmou que vai atender ao prazo estipulado.

 

A Polícia Civil, por meio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, aderiu ao novo modelo de carteira de identidade, CIN, em agosto de 2022 e está trabalhando o desenvolvimento dos sistemas de integração com a Receita Federal do Brasil e Ministério da Justiça e Segurança Pública, a fim de atender ao prazo de 06 de novembro de 2023, determinado no art. 24 do Decreto 10977/2022. (Agência Estado)

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