Notícias

Escolas do Futuro abrem 2 mil vagas para cursos gratuitos em Goiás

A Escola do Futuro de Goiás está com mais de 2 mil vagas abertas para diversos cursos gratuitos de curta e média duração voltados para a área de tecnologia. As inscrições devem ser feitas pelo site  tanto para os cursos online quanto para os presenciais nas unidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Mineiros, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

As inscrições para os cursos on-line vão até 26 de abril, e para os cursos presenciais, até 6 de maio. Todos são gratuitos e abertos para pessoas que tenham a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo até o ato da matrícula. Os candidatos serão escolhidos na ordem de inscrição, e as turmas começam quando o número de inscritos iguala o número de vagas.
As vagas são distribuídas da seguinte maneira: 480 em Goiânia, destinadas a 16 cursos (oito presenciais e oito online); e 330 em Aparecida de Goiânia, distribuídas em 11 cursos (oito presenciais e três online). Valparaíso e Mineiros oferecem 480 vagas, cada, e Santo Antônio do Descoberto, 450. As últimas três unidades têm 13 cursos cada, sendo oito presenciais e cinco online.
“Cada Escola do Futuro tem R$ 7 milhões investidos apenas em laboratórios, a fim de dar oportunidades rápidas de trabalho aos goianos. Evidências mostram que profissionais que cursaram o ensino técnico ganham, em média, quase um terço a mais do que aqueles que possuem apenas o ensino médio tradicional. Por isso, investimos pesado na área”, diz o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
Cursos
Entre os cursos de curta duração presenciais estão: Excel Básico, Pilotagem de Drone, Robótica Educacional para Docentes, Modelagem 3D para Prototipação, Gestão de Tráfego Digital, Técnicas de Comunicação Oral e Escrita, Desenvolvedor Python, Planejamento de Marketing, Produção de Games e Interação Virtual, assim como Pacote Office, Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, Impressão de Peças 3D, Modelagem 3D para Prototipação, Redação e Português e Inglês Instrumental.
Já na modalidade online, encontram-se cursos de média duração, como Desenvolvedor Web Front-End, Mídias Sociais, E-commerce, Programação de Computadores, Marketing Digital, Planejamento e Criação de Novos Negócios (Startup) e Desenvolvimento Mobile.
As Escolas do Futuro de Goiás são unidades do Governo de Goiás ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021, são geridas pela Universidade Federal de Goiás, por meio do Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (Cett/UFG), via convênio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo