BrasíliaGovernoNacionalPolítica

Entenda o que é G20 e veja a programação do encontro no Brasil nesta quarta

O G20 reúne as principais economias do mundo. O encontro no Brasil é uma preparação para a Cúpula do grupo, que ocorrerá em novembro

Os ministros de Relações Exteriores dos países membros do G20 vão se reunir, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (21/2) e quinta-feira (22/2). O encontro é uma preparação para a Cúpula do G20, que ocorrerá em novembro, também no Rio.

O G20 congrega as mais proeminentes economias globais. Atualmente, compõem este grupo as seguintes nações: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia, União Europeia e União Africana.

Os preparativos para a cúpula agendada para novembro desdobram-se em duas vertentes: a Trilha de Sherpas e a Trilha de Finanças. A primeira é constituída por 15 grupos de trabalho e é liderada por emissários pessoais dos líderes do G20, responsáveis por supervisionar as negociações, analisar os temas que compõem a agenda da cúpula e coordenar as atividades.

O termo “Sherpa” faz alusão a uma etnia originária da região montanhosa do Nepal, cujo significado em linguagem tibetana é “povo do leste”. No contexto do G20, os sherpas correspondem aos líderes de cada país, orientando as discussões e acordos até a culminância da cúpula com os chefes de Estado. O sherpa designado pelo governo brasileiro é o embaixador Maurício Lyrio, secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Itamaraty.

Por outro lado, a Trilha de Finanças engloba sete grupos técnicos, abordando questões macroeconômicas estratégicas e sendo dirigida pelos ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais dos países-membros. A coordenadora do grupo do Brasil é a economista e diplomata Tatiana Rosito, secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda.

Em dezembro do ano passado, o Brasil assumiu, pela primeira vez, a presidência rotativa do G20. A presidência brasileira terá a duração de um ano. Durante o período, o país tem como objetivo promover três eixos principais: combate à fome, pobreza e desigualdade; desenvolvimento sustentável e reforma da governança global.

Programação

Quarta-feira (21/2):

  • 13h – Chegada dos chefes de delegação;
  • 14h – Discurso inaugural do Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Mauro Vieira;
  • 19h – Jantar oficial oferecido pelo Ministro Mauro Vieira e pelo prefeito Eduardo Paes.

Quinta-feira (22/2):

  • 8h– Chegada dos chefes de delegação;
  • 13h – Declaração à imprensa por ocasião do encerramento da reunião.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo