Aparecida de GoiâniaEconomiaPolítica

“Município importantíssimo para o Brasil”, destaca representante do BRICS

Gestão Vilmar Mariano vai investir U$S 150 milhões em obras de infraestrutura; projeto prevê pavimentação asfálticas das ruas habitadas, construção de viadutos, escolas parques ambientais e CMEIs

Na tarde de terça-feira, 20, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recebeu uma delegação composta por representantes do New Development Bank (Novo Banco de Desenvolvimento), conhecido como Banco de Desenvolvimento do BRICS, na Cidade Administrativa Maguito Vilela. Os executivos da instituição financeira, que permanecerão na cidade até quinta-feira, 22, manifestaram o interesse em visitar presencialmente os locais destinados a importantes projetos de infraestrutura financiados no montante de US$ 150 milhões, com contrapartida da Prefeitura de Aparecida de US$ 30 milhões.

As negociações para a assinatura do contrato estão em fase conclusiva. A expectativa da administração municipal é finalizar o acordo até o final de março. Posteriormente, conforme mencionado pelo prefeito, diversas obras serão iniciadas, com o principal objetivo de iniciar a pavimentação asfáltica nas ruas habitadas da cidade ainda neste primeiro semestre. Na primeira etapa, aproximadamente 40 bairros serão contemplados.

“Estou muito feliz em receber os representantes do NDB que vieram fazer uma visita técnica. Com esse financiamento vamos asfaltar 100% das ruas habitadas de nossa cidade. Também vamos construir dois viadutos na BR-153, bueiros, escolas, parques ambientais e CMEIs”, detalhou Vilmar Mariano à imprensa.

Vilmar lembrou ainda que o projeto de universalização do asfalto começou em gestões anteriores e será concretizado em breve. “Esse empréstimo, que começou no governo do Gustavo [ex-prefeito], vem sendo trabalhado com muita seriedade e estamos finalizando para realizarmos o sonho da população, do ex-prefeito Maguito, do Gustavo e meu também, que é o de levar asfalto para todo o município”, ilustrou.

Conforme afirmou o prefeito, os projetos implementados por meio do financiamento visam aprimorar a qualidade de vida dos mais de 600 mil habitantes. “A pavimentação asfáltica tem um impacto significativo, eliminando a presença de lama e poeira, valorizando os imóveis e aprimorando a mobilidade urbana. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) contribuirão para a redução do déficit na Educação Infantil. Além disso, a construção de três grandes parques proporcionará à cidade novos pontos turísticos. Em resumo, a população de Aparecida ganhará substancialmente com essas obras”, concluiu.

Alexandre Takahashi, profissional sênior do Escritório Regional das Américas do NDB, ressaltou que a instituição financeira leva em consideração a robustez de Aparecida no cenário nacional e o potencial de crescimento decorrente do acordo.

“O município é de extrema importância para o Brasil, especialmente para a Região Centro-Oeste. A taxa de crescimento de Aparecida é notável tanto em termos econômicos quanto populacionais. Desde o início das negociações, reconhecemos a relevância da cidade”, destacou.

Alexandre também enfatizou que a administração está habilitada a buscar financiamentos em moeda estrangeira devido à sua experiência em negociações anteriores. Um exemplo é quando a prefeitura recorreu à Corporação Andina de Fomento (Banco de Desenvolvimento da América Latina) para implementar os eixos viários Norte-Sul e pavimentar diversos bairros.

“A altamente bem-sucedida experiência da prefeitura na execução de projetos de infraestrutura com financiamento externo foi crucial para a nossa análise e aprovação deste projeto de empréstimo”, destacou o representante do BRICS, ao lado de Zhengyu Yang – Líder da Equipe do Projeto, Igor Zakharov, Jianliang Xiao, Nikita Polishchuk e Ludmila Vidigal Silva, membros da comitiva.

O Procurador-Geral do município e coordenador do grupo encarregado das negociações com o BRICS, Fábio Camargo, assegura que Aparecida detém as devidas qualificações para a assinatura do contrato e destaca que em breve as obras serão iniciadas em diversas localidades da cidade.

“Logo após o período chuvoso, teremos maquinaria dando início aos trabalhos de pavimentação em vários bairros. De acordo com as cláusulas contratuais, temos a possibilidade de antecipar até 20% do montante, por isso, adiantamos a fase de licitação e planejamos iniciar parte das obras até o mês de abril”, adiantou.

Missão

A delegação composta por representantes do BRICS continuará em Aparecida até quinta-feira, 22. Os especialistas e executivos da instituição visitarão bairros que receberão pavimentação por meio do financiamento. Além disso, eles farão visitas aos terrenos onde serão edificadas escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), parques ambientais e viadutos.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo