Aparecida de Goiânia

Escolas municipais se destacam em ações do Dia Mundial da Limpeza

Unidades desenvolveram atividades criativas sobre preservação ambiental, reciclagem e mutirão de limpeza. Ação foi realizada em alusão ao World Cleanup Day e mobilizou mais de 2 mil alunos da rede municipal

Em Aparecida de Goiânia, 10 escolas da rede municipal de educação aderiram a mobilização do Dia Mundial da Limpeza com diversas atividades de educação ambiental e limpeza. Na semana do dia 16 de setembro, foram realizadas gincanas com arrecadação de recicláveis, palestras sobre Coleta Seletiva, ação de limpeza no Parque Lafaiete Campos Filho e oficinas criativas.

 

As escolas levaram conhecimento aos estudantes sobre a importância da preservação ambiental e conservação da limpeza urbana. A programação contou com parceria das empresas BRK Ambiental e Metropolitana Serviços Ambientais que levaram palestras e oficinas para as unidades de educação.

 

Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria

A Escola Municipal Adelino Ariane, na Vila Maria, mobilizou as turmas para trabalho sobre o meio ambiente e importância da reciclagem, com confecção de brinquedos com material reciclável, coleta de tampinhas de plástico e garrafas pets. Além de palestra sobre práticas sustentáveis.

 

Já a Escola Municipal Joana Angélica Rissaris Paganin, no Setor Santa Luzia, realiza durante todo o mês de setembro o recolhimento de tampinhas de plástico. A coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Aparecida, Kamilla Giacomet foi a responsável por levar palestra lúdica para centenas de crianças.

 

Escola Municipal Joana Angélica Rissaris Paganin, no Setor Santa Luzia

No Setor Papilon Park, a Escola Municipal João Cândido realizou roda de conversa, palestra sobre reciclagem, produção de vídeo sobre separação de recicláveis e gincana para arrecadação e material para a Coleta Seletiva.

 

“O envolvimento de cada escola nos mostrou que é possível trabalhar a conscientização ambiental das crianças e com isso transformar a qualidade de vida nos nossos espaços. O aprendizado das crianças é algo que elas levam para a vida inteira”, afirmou a diretora da Escola Municipal João Cândido, Fabíola Castro.

 

Campanha arredacação de recicláveis. Escola Municipal João Cândido

A Escola Guiomar Rosa de Oliveira, no Jardim Maria Inês, realizou visita guiada no Parque Lafaiete Campos Filho, no Residencial Village Garavelo, com ação de limpeza urbana e piquenique com as crianças. “A atividade foi desenvolvida com objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental e o engajamento na comunidade”, afirmou a professora Dayana Menezes.

 

Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira promove mutirão de limpeza no Parque Lafaiete

Na escola, os alunos também se uniram para um mutirão de limpeza, onde os mais velhos orientaram os mais jovens das séries menores do agrupamento até o 5º ano. Além disso, alguns alunos foram escolhidos para desempenhar papéis importantes, como fiscais da limpeza e recolhedores de resíduos. “Tivemos uma programação diferenciada, com muito aprendizado e conscientização das crianças”, afirmou a diretora Keila Pereira.

 

No setor Pontal Sul, alunos da Escola Municipal Túlio Costa, realizaram uma campanha para coleta de tampinhas de plástico. Também trabalharam a importância da coleta seletiva e criaram em cada turma um ponto de coleta para estimular a separação correta dos resíduos.

 

Coleta de tampinhas de plástico. Atividade da Escola Municipal Túlio Costa Ferreira

“Tivemos uma semana muito positiva, com palestras, dinâmicas e atividades extracurriculares. O melhor de tudo é o aprendizado das crianças. E falar de educação ambiental com as crianças é sempre proveitoso porque elas participam e fazem as coisas acontecerem”, afirmou a coordenadora de Educação Ambiental, Kamilla Giacomet.

Centro Marista Divino Pai Eterno (Cemadipe) no Madre Germana com equipe da BRK Ambiental

Na Escola Municipal Jardim Ipê e Centro Marista Divino Pai Eterno, no Jardim dos Ipês e Madre Germana I, participaram de dinâmicas com orientações lúdicas sobre a correta segregação e destinação do lixo. A atividade foi oferecida pela equipe da BRK Ambiental.

 

“Fico feliz de perceber o rendimento da semana em nossas unidades de ensino, no sentido de levar orientação e conhecimento aos nossos alunos, pelo bem-estar do nosso planeta”, afirmou o Marcelo Harilsson, diretor da Escola Municipal Jardim Ipê.

 

Alunos da Escola Municipal Jardim Ipê com equipe da BRK Ambiental

No setor Serra Dourada, estudante de engenharia ministram uma oficina e palestra sobre reuso da água na Escola Municipal Olentino Xavier da Costa. Além dos alunos terem participado de uma campanha para coleta de recicláveis.

 

Durante a semana as unidades mobilizaram juntas mais de 2 mil alunos do Ensino Fundamental I e II, em ações de limpeza, conscientização ambiental, visitas guiadas, atividades pedagógicas e gincanas. “Programações como o Dia Mundial da Limpeza é tão importante para nós. Através dessa ação as crianças e adolescentes aprendem boas práticas de preservação ambiental e de como fazer o descarte corretamente”, afirmou Patrícia Sahium, da Metropolitana Serviços Ambientais.

 

Patrícia Sahium ministra palestra lúdica na Escola Municipal Guiomar Rosa de Oliveira

Todos os recicláveis coletados nas escolas foram destinados ao Programa de Coleta Seletiva do município. “Essa mobilização das escolas é muito importante para nós. Além de ajudar com o nosso trabalho na cooperativa, ainda estimula as crianças a separar o material reciclável”, afirmou Samara Itália, da Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Feminina de Aparecida (Coorfap).

 

Dia Mundial da Limpeza

 

O movimento une milhões de voluntários, governos e organizações em vários países para promover a limpeza dos bairros, cidades, parques e mananciais. O intuito é conscientizar as populações sobre a responsabilidade socioambiental de manter os espaços limpos e bem cuidados, além de promover mutirões de limpeza, conservação e manutenção dos espaços coletivos.

 

O ação no país é organizado, desde 2018, pelo Instituto Limpa Brasil, instituição sem fins lucrativos, que incentiva a preservação do meio ambiente e a conscientização da população para o problema do descarte irregular do lixo urbano. Neste ano, o Dia Mundial da Limpeza foi celebrado em 16 de setembro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo