Aparecida de GoiâniaCidades

Prazo para acompanhamento de crianças e gestantes de Aparecida beneficiárias do Auxílio Brasil vai até sexta

Atendimento é requisito do programa e busca avaliar crescimento e saúde de crianças e mulheres grávidas. O não comparecimento pode suspender ou cancelar o pagamento do benefício

A Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reforça o chamado para que as famílias com crianças de 0 a 7 anos e mulheres gestantes residentes no município e beneficiárias do Programa Auxílio Emergencial, compareçam a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência até o dia 13 de janeiro para realizar o acompanhamento de saúde obrigatório para recebimento do benefício. A ida ao posto de saúde é um dos principais requisitos para a manutenção do pagamento do auxílio às famílias.

Neste monitoramento o principal objetivo é aferir a qualidade de vida e o crescimento da criança. São medidos o peso, a altura e a atualização da caderneta de vacinação, importante medida para o crescimento saudável da criança nesta fase. Para as gestantes, neste período é realizado o acompanhamento do pré-natal.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, este monitoramento deve ser feito duas vezes ao ano, e o prazo da primeira fase se encerra nesta sexta-feira, 13. “O programa social do governo exige o cumprimento destas regras e caso as famílias não se atentem ao prazo, correm o risco de perder o benefício do Auxílio. Por isso, fazemos um apelo a essas famílias para que procurem o quanto antes a UBS mais próxima, independentemente de ser paciente do local ou de agendamento”, reforça.

Importância do acompanhamento
Segundo o Ministério da Saúde (MS), o monitoramento nutricional no Auxilio Brasil é uma maneira de identificar casos de desnutrição entre os beneficiários. Para realizar a pesagem das crianças é necessário apresentar documentos pessoais, de preferência o CPF e o número do NIS. A apresentação da Caderneta de Vacinação dos pequenos também é obrigatória. Grávidas precisam apresentar documentos pessoais e a Caderneta da Gestante.

Onde buscar atendimento
Aparecida de Goiânia conta com 42 UBS’s, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. Confira os postos:
UBS Alto Paraíso;
UBS Andrade Reis;
UBS Bairro Cardoso;
UBS Bairro Ilda;
UBS Independência;
UBS Bandeirantes
UBS Buriti Sereno;
UBS Campos Elíseos;
UBS Cândido de Queiroz;
UBS Caraíbas;
UBS Chácara São Pedro;
UBS Colina Azul;
UBS Cruzeiro do Sul;
UBS Expansul;
UBS Independência Mansões
UBS Jardim Bela Vista;
UBS Jardim Boa Esperança;
UBS Jardim dos Buritis;
UBS Jardim dos Ipês;
UBS Jardim Florença;
UBS Jardim Olímpico;
UBS Jardim Paraíso
UBS Jardim Tiradentes;
UBS Madre Germana;
UBS Mansões Paraíso
UBS Nova Olinda;
UBS Papillon Park;
UBS Parque das Nações II;
UBS Parque Trindade;
UBS Pontal Sul I;
UBS Pontal Sul II;
UBS Porto das Pedras;
UBS Residencial Anhambi;
UBS Residencial Garavelo Park;
UBS Retiro do Bosque;
UBS Riviera;
UBS Rosa dos Ventos;
UBS Santa Luzia;
UBS Santo André
UBS Veiga Jardim;
UBS Vila Delfiore;
Centro de Atendimento Ambulatorial

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo