Notícias

Goiânia supera em quase 8 vezes recomendação da ONU em relação a área verde

Com 205 áreas verdes e mais de 60 parques, Goiânia supera em quase 8 vezes a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) de, no mínimo, 12 metros quadrados de área verde por habitante. A informação é da Prefeitura que, nesta segunda-feira (1/1), reforçou o compromisso de investir ainda mais em iniciativas que transformam o ambiente urbano e proporciona mais qualidade de vida à população.
Diante do atual cenário, o prefeito Rogério Cruz lembra que Goiânia mantém o título de segunda capital mais verde do mundo, perdendo apenas para Edmonton, no Canadá. “Sempre digo que podemos transformar Goiânia na cidade mais verde do planeta. Queremos chamar a atenção de toda a população para a importância da preservação, do cuidado com o meio ambiente e da responsabilidade de cada um nesse processo”, pontua, ao enumerar que em sua gestão projetos e programas foram implantados com o objetivo de fazer valer esse almejado título. “Criamos o Disque-Árvore, o ArborizaGyn, o Rearboriza Goiânia, inauguramos sete parques, revitalizamos a grande maioria e estamos trabalhando muito por uma Goiânia cada vez mais verde.”
O reconhecimento de Goiânia como a capital mais verde do Brasil, com 94 metros quadrados de área verde por habitante, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, é reflexo direto das iniciativas implantadas pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). “A cidade busca manter e fortalecer esse título por meio de políticas públicas ambientais bem elaboradas, contribuindo para uma convivência harmoniosa entre urbanização e preservação ambiental”, frisa o presidente da pasta, Luan Alves.
Maior unidade
Algumas das áreas verdes em destaque é o Jardim Botânico Amália Hermano Teixeira, maior unidade de conservação da cidade, com mais de um milhão de metros quadrados, contribui significativamente para a defesa da mata nativa e dos recursos hídricos em meio ao ambiente urbano. O parque fica na divisa dos setores Jardim Santo Antônio e Pedro Ludovico, e cumpre papel na defesa da mata nativa e de recursos hídricos, servindo como espaço de preservação da cabeceira do córrego Botafogo.
A capital conta também com o Parque Cascavel, situado na divisa de três bairros, oferece pet place, parque infantil e pistas de caminhada. O parque infantil é equipado com brinquedos construídos em eucalipto tratado e pavimentação em areia. Há ainda pistas de caminhada e, junto ao lago, um mirante em eucalipto tratado para permitir o acesso dos visitantes à baía.
O Parque Nova Esperança, no setor de mesmo nome, é outro destaque. Além da arborização nativa, que encanta os visitantes, o local possui pista de caminhada, academias ao ar livre e estação de ginástica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo