Notícias

Encontro de catireiros resgata atividades culturais de Aparecida de Goiânia

Evento realizado no Centro de Cultura e Lazer José Barroso contou com comitivas de ao menos dez cidades

Realizado no domingo, 24, no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, o 25º Encontro de Catireiros, Foliões e Fiandeiras de Aparecida de Goiânia destacou atividades culturais tradicionais da cidade.

 

Ao longo do dia, centenas de pessoas prestigiaram o evento que recebeu apoio da administração municipal, através da Secretaria de Cultura. Além das apresentações de catira, folia de Reis e demonstração das fiandeiras, os organizadores também ofereceram almoço caipira gratuito.

 

Fiandeiras de cidades vizinhas participaram do encontro (Foto: Divulgação)

“O encontro, que é organizado pela Dona Nilmari, demonstra a força da nossa cultura popular. Com muita alegria comemoramos a 25ª edição e vamos continuar trabalhando para que este evento seja realizado todos os anos. Agradecemos ao prefeito Vilmar que não mede esforços e apoia a cultura aparecidense”, disse o secretário Marcos Alcântara.

 

Grupos de foliões e fiandeiras de ao menos dez cidades prestigiaram o evento. As apresentações foram intercaladas com os shows de catira dos Filhos de Aparecida.

 

A catira e a Folia de Reis remetem ao passado da cidade. Essas atividades eram realizadas com frequência nas festas da padroeira na Praça Matriz e nas fazendas do município. Amigos e familiares das famílias aparecidenses vinham a cavalo de cidades vizinhas para participar do festejo em homenagem à Nossa Senhora Aparecida. As apresentações também eram realizadas em outras festas como aniversários e casamentos.

 

Encontro resgata atividades culturais em Aparecida (Foto: Divulgação)

Com o crescimento da cidade e criação de novas festas, as apresentações ficaram de catira, por exemplo, ficaram cada vez mais raras. A Folia de Reis, que rememora a jornada dos reis Magos, ainda é realizada por famílias tradicionais de Aparecida.

 

“Nossa cultura é muito bonita e não podemos deixar ela morrer. Fazemos os encontros porque queremos manter viva nossa tradição. Agradecemos ao prefeito Vilmar que apoia nossas atividades”, pontuou a organizadora do encontro Nilmari Alves Siqueira.

 

A apresentação das fiandeiras também resgatou uma atividade comum do passado de Aparecida de Goiânia. Nas fazendas, as mulheres transformavam o algodão em fios de tecido. Posteriormente, eram confeccionadas peças de roupa como mantas de cama, vestidos e camisas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo