CidadesEconomiaEntretenimentoGovernoNacional

ARAGUAIA 2023: ESTÁ ABERTA A TEMPORADA MAIS AGITADA DE GOIÁS

Neste ano, a expectativa é que cerca de um milhão de pessoas passem pelas cidades goianas que compõem o trajeto do Rio

Um dos grandes destaques turísticos do estado de Goiás, o Rio Araguaia conta com diversas opções de lazer às margens de suas praias. Em especial, ao longo do mês de julho, quando acontece a tradicional “Temporada do Araguaia”. Com nascente em Mineiros, o rio também abrange, no território goiano, os municípios de Aragarças, Aruanã, Baliza, Britânia, São Miguel do Araguaia (distrito de Luiz Alves), Santa Rita do Araguaia, Montes Claros de Goiás e Nova Crixás (distrito de São José dos Bandeirantes).

As belas praias do Rio Araguaia atraem turistas de todas as partes do Brasil.

O período de temporada é marcado pela visita de milhares de turistas, banhistas e pescadores, que desfrutam das belezas naturais do Araguaia e fomentam a economia local. Para 2023, a estimativa do governo estadual é para que as cidades recebam cerca de 1 milhão de pessoas nos meses de junho e julho. Somente em Aruanã e Aragarças, municípios de maior destaque de público em função das grandes praias e programações de lazer, a perspectiva é para 500 mil e 10 mil visitantes, respectivamente.

“A gente espera muitos turistas. Tivemos em anos anteriores cerca de 10 mil pessoas transitando em nossas praias. Para 2023, acredito que vamos superar esse número. Estamos com programações nas diversas áreas, desde esporte, lazer e entretenimento para os nossos turistas e tenho certeza que essa temporada será algo extraordinário”, pontua o prefeito de Aragarças, Ricardo Galvão (Republicanos).

Gestor municipal de Aruanã, Hermano de Carvalho (DEM) destaca, por sua vez, a importância do Rio Araguaia e o período de concentração de turistas. “A temporada do Araguaia representa muito para a região. É o carro-chefe da nossa economia, proporcionado por meio de uma das maiores riquezas do planeta. Uma fonte de energia limpa e gratuita, que não acarreta prejuízos à natureza”, frisa.

“Ao longo dos anos, fomos ampliando o recorde de público. No ano passado recebemos 400 mil pessoas, somente na temporada de junho e julho. Neste ano, a expectativa é receber mais de 500 mil turistas no mesmo período”, acrescenta.

O prefeito de Aruanã também salienta que campanhas de conscientização e fiscalização, promovidas pelo Executivo goiano, contribuem para a manutenção das cerca de 70 praias existentes na costa do Rio Araguaia no município, cuja extensão é de 130 km, de acordo com Carvalho. “Nada aconteceria se não tivesse a pré-disposição do turista, que hoje já se mostra mais consciente e nos ajuda a com a questão da preservação ambiental”, enfatiza.

Presidente da Comissão de Turismo no Parlamento goiano, o deputado Coronel Adailton (Solidariedade) evidencia a relevância da temporada do Araguaia para o estado, como um todo, bem como a atuação da Segurança Pública na região, durante o período. “Nosso objetivo é atrair turistas de todo país, promovendo uma temporada magnífica como todos os anos. Além de impulsionar a economia local, o turismo em todo o estado gera empregos e fomenta o comércio”, pondera o parlamentar.

“Trabalhamos, também, com o reforço e fortalecimento da segurança nos locais com maior fluxo de turistas e atividades ribeirinhas. Neste sentido, a Polícia Militar de Goiás (PM-GO) deflagrou operação que terá duração até o final da temporada, em julho, e contará com a participação de diversas equipes. Enquanto representantes da Segurança Pública de Goiás, também estaremos zelando pela proteção de cada visitante e morador destas regiões”, ressalta Adailton.

Ações

Durante a Temporada do Araguaia, o Governo de Goiás promove diversas ações em prol do turismo responsável, voltadas para a preservação ambiental. Esta será, de acordo com o chefe do Executivo goiano, Ronaldo Caiado (UB), “a melhor e a maior temporada de todos os tempos”. A expectativa é para que mais de R$ 100 milhões sejam injetados na economia regional, no período.

“Vocês sabem da nossa preocupação para resgatar aquilo que é mais emblemático, que é a beleza, o entardecer e as praias do Araguaia. Vamos continuar trabalhando para que seja cada vez mais respeitado”, afirmou o governador, em evento de lançamento da temporada “Mais Araguaia 2023”.

O governo estadual destinou, para a temporada, recursos orçamentários no valor de R$ 14 milhões em estrutura de serviços e ações governamentais que visam qualificar o atendimento ao turismo na região, com melhorias em segurança, que recebe, neste ano, aumento da equipe do Corpo de Bombeiros e das forças policiais, além de ações voltadas para a conscientização ambiental.

“É uma verba expressiva para montarmos todas as estruturas, shows e a mobilização para que seja dada toda segurança à população”, enfatizou Caiado, com a ressalva de que a preservação do local é de suma importância para o sucesso da temporada. “Temos de focar na limpeza das nossas praias. É fundamental essa consciência”.

Ao longo do Rio Araguaia, o efetivo do Corpo de Bombeiros será distribuído em nove postos operacionais, com cerca de 300 profissionais à disposição do público, além de trabalho conjunto com ribeirinhos. O batalhão ambiental da Polícia Militar contará, de acordo com o Executivo, com 110 servidores e o policiamento náutico com 16 embarcações, além de fiscalização nas barreiras rodoviárias.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) contará, na região, com dois postos destinados a orientar e a emitir licenças de pesca durante a temporada do Araguaia 2023. Um será instalado, de acordo com a pasta, em Aruanã e outro em São Miguel do Araguaia.

O documento é necessário, conforme a Semad, para a atividade pesqueira nas modalidades amadora embarcada, amadora desembarcada, esportiva embarcada, esportiva desembarcada e subaquática. A pasta também contará com equipes de fiscalização para coibir a pesca irregular durante toda a temporada, sob pena de multa e apreensão do material de pesca. Haverá, ainda, a aplicação de multa para casos de descarte irregular de resíduos sólidos.

O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, salientou, também durante lançamento da campanha “Mais Araguaia 2023”, que o Estado não abre mão da pauta voltada à conservação do meio ambiente. “Se não tem o rio, flora e fauna preservados, não tem turismo e não tem renda”, ponderou. A pasta ficará responsável pelo incentivo da coleta seletiva de lixo e o combate ao trabalho infantil.

A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), por sua vez, irá instalar na região, de acordo com o Governo de Goiás, arenas para vôlei de praia, futevôlei e beach soccer, além de futebol de sabão, cama elástica, pebolim, tênis de mesa, tabela de basquete e multiparque.

Qualificação

O Governo estadual também leva à temporada do Araguaia de 2023, programas de qualificação a trabalhadores, encaminhamento a empregos, fomento ao empreendedorismo, eventos esportivos, educação ambiental nas cidades e nos acampamentos, prevenção a acidentes, regulação de serviços públicos como abastecimento de água e energia, entre outras iniciativas.

Por meio dos Colégios Tecnológicos (Cotecs) e Goiás Social estão sendo ofertados, conforme o Executivo, cursos gratuitos, ministrados em convênio com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para atividades com grande demanda durante julho, como culinária, preparo e venda de pescados, atendimento ao cliente, entre outros.

Agência Assembleia de Notícias

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo