Notícias

TJGO atende pedido de Aparecida e eleva comarca do município para a entrância final

Decisão aumenta o número de juízes e servidores atuantes na comarca e fortalece a estrutura do judiciário do município para garantir maior agilidade e eficiência nos processos

Aparecida de Goiânia comemora a elevação da comarca do município para a entrância final reconhecida na última segunda-feira, 18. A decisão foi aprovada com unanimidade pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás. Com este avanço a comarca recebe um reforço na estrutura, que deve agilizar os atendimentos e proporcionar uma otimização dos processos em curso no município.

Esse era um pedido do Prefeito Vilmar Mariano e de entidades do judiciário para garantir à Aparecida uma justiça mais eficiente e acessível. “Temos trabalhado junto ao Tribunal de Justiça para garantir que Aparecida tenha uma justiça ágil e bem estruturada. Essa missão não seria possível se não tivéssemos um diálogo aberto com o presidente Desembargador Carlos França, que tanto tem nos ajudado”, ressaltou o Prefeito.

A entrância final é um marco do fortalecimento do judiciário de Aparecida que contará agora com um maior número de juízes, servidores e uma melhor estrutura física para atender às crescentes demandas judiciais do município e da região.

Para o procurador geral do município, Fábio Camargo, essa mudança é um avanço tanto para a cidade quanto para os membros do judiciário. “Antes os juízes que quisessem progredir na carreira, precisavam se mudar para Goiânia e com isso nós perdíamos diversos magistrados que conheciam a dinâmica de Aparecida. Com a elevação da nossa comarca isso não será mais necessário e o judiciário da cidade só tem a ganhar”, avalia o procurador.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos Alberto França, destaca que a mudança reflete o crescimento e a complexidade dos casos judiciais na região. “A diferença entre Aparecida de Goiânia comparada a outras comarcas de Goiás é significativa, especialmente em termos de número de ações. Nosso objetivo é sempre proporcionar o melhor serviço ao jurisdicionado”, disse.

O deputado estadual Veter Martins também comemorou a elevação do município. “Aparecida de Goiânia é uma das comarcas mais importantes no Estado de Goiás. Contamos com valorosos magistrados que se destacam pelo volume de trabalho prestado à comunidade. É de grande relevância essa elevação de comarca local para entrância final”, pontuou.

Novo Fórum de Aparecida
Aparecida de Goiânia terá, em breve, mais um fórum. O Poder Judiciário está ampliando o atendimento na cidade. A prefeitura doou o terreno para construção do terceiro Fórum Cível no Jardim Luz.

O projeto prevê mais de 20 mil metros de área construída, com investimento de R$ 104 milhões. O prédio de nove andares, ainda de acordo com o projeto, irá abrigar 15 unidades judiciárias, sendo três em cada pavimento, Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania, departamentos administrativos, seis elevadores, auditório e ainda 169 vagas de estacionamento.

O prefeito Vilmar Mariano, lembrou que a implantação de mais uma unidade do Poder Judiciário é fruto do trabalho conjunto com a administração municipal. “A cidade cresceu e não era justo que não tivéssemos um prédio à altura para atender nossa população. Graças ao trabalho em parceria harmoniosa entre o Poder Executivo e Judiciário vamos assegurar a prestação de serviços de qualidade aos moradores”, ressalta Vilmar Mariano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo