Escola fazem ‘rodízio’ de turmas por falta de salas, em Senador Canedo

Os pais de estudantes da Escola Municipal Antônio Evaristo de Morais, em Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, reclamam que os filhos não estão tendo aulas todos os dias. Segundo eles, há um rodízio de turmas feito pela unidade, já que não há salas de aula suficientes para todos os alunos.
Segundo os pais, a escola enviou um comunicado informando sobre o rodízio de turmas do 7º e 8º anos que mostra que, durante alguns períodos, os alunos têm aulas dia sim e outro não. A dona de casa Nilva Vicente de Ataídes, mãe de Weniskley de Ataídes Souza que estuda no 7º ano, conta que o revezamento está sendo feito desde o início das aulas.
“Ele foi e voltou para casa porque, quem ia iniciar aula naquele dia, 23 de janeiro, era a turma do 8º ano. O 7º ano ia ter aula só no dia 24. [Escola começou a mandar] recadinhos, ‘amanhã não tem aula’, ‘só tem aula depois’, até que eles fizeram um cronograma. Em fevereiro tinha aula dois dias sim e um não. Agora em março é dia sim e dia não”, denunciou em entrevista à TV Anhanguera.
A dona de casa informou ainda que já procurou o Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) para denunciar a situação, mas até agora ela segue no prejuízo.
O construtor civil José Rodrigues, que tem filhos que estudam lá, teme que os alunos fiquem prejudicados, porque eles perdem muito tempo é matéria. “Vai chegar ao final do ano e eles não terão estudado nem metade do ano ou nada. É difícil porque um dia tem aula e no outro dia não”, disse.
O secretário de educação de Senador Canedo, Sérgio Gomes de Miranda, explicou que o rodízio é feito porque há salas em construção na escola, que começou a receber mais alunos neste ano. Seis salas foram montadas dentro do ginásio do colégio enquanto o novo prédio não fica pronto. Nos espaços faltam ainda as carteiras.
“Como são várias salas, você tem várias turmas que vão ficar, naquele dia, fora do circuito, mas eles têm atividades que são feitas [em casa] de acordo com o que a escola vai programando com esses alunos. Eles têm aulas todos os dias dentro de uma estrutura geral, até resolver o problema das obras, nos próximos 15 ou 20 dias. [Carteiras devem sem entregues] esta semana”, explicou.
Ainda conforme a Secretaria de Educação da cidade, a previsão é que a entrega das carteiras seja feita até sexta-feira (10).